web analytics

Podologia


Corpo clínico:

Para marcação online de consulta de Podologia clique aqui

Por dia, damos milhares de passos, o que equivale a alguns quilómetros, em condições adversas, com sapatos fechados e apertados, uma situação nada amigável. Quando os pés têm um problema, nada melhor do que consultar um especialista para o ajudar. Apesar de ser uma especialidade ainda bastante recente no nosso País, a podologia está em franca expansão.

Muitas pessoas podem associar automaticamente os problemas dos pés com a ortopedia, em casos de problemas de mobilidade, com a dermatologia, em casos de situações que envolvam calosidades, ou outras relacionadas com inchaços, edemas, etc. Com a podologia, é o próprio pé que está em avaliação.

A verdade é que a podologia encara o tratamento do pé como um todo, não querendo com isso sobrepor-se a outras especialidades já existentes. O ideal mesmo é associar-se em equipas multidisciplinares, tal como já sucede no Hospital de Loulé, ou estruturar consultas de podologia.

O papel do podologista é aconselhar o paciente em questões tão abrangentes como a higiene do pé, o cortar das unhas, a escolha do calçado ou outros conselhos práticos do dia-a-dia, pois, devido à falta de sensibilidade, o doente pode estar a causar uma lesão e nem sentir», esclarece Ivo Brochado.

Resumindo, dê aos seus pés a devida atenção.